10 Dicas para Escolher o Melhor Domínio Próprio para Seu Site

registrar-dominio
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

“O que é que há, pois, num nome? Aquilo a que chamamos rosa, mesmo com outro nome, cheiraria igualmente bem” divagava a Julieta de Shakespeare. De fato, o delicado perfume das flores não vem de seu nome. E na hora de criar um site, da mesma forma como na colheita das rosas, um nome ou nesse caso um nome de domínio, nunca pode transformar por completo o conteúdo das páginas. No entanto, os domínios têm um papel crucial na credibilidade e na força da marca de um site, podendo até afetar o posicionamento do site nos resultados de busca.

Escolher um domínio é uma parte importante da sua presença online por três razões:

1. Dá um ar de profissionalismo: Funcionando como o seu endereço comercial online, um domínio personalizado e bem escolhido contribui para o profissionalismo e o reconhecimento do seu site, fazendo sua empresa parecer mais séria e bem estabelecida.

2. Facilita para que seu site seja encontrado: Escolher um bom domínio para seu site pode torná-lo mais facilmente lembrado, ajudando aos potenciais clientes a encontrá-lo com mínimo esforço. Um domínio adequado à sua empresa e facilmente lembrado significa mais olhos vendo sua página na web.

3. Dá uma alavancada no seu SEO: Por fim, pela perspectiva do SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca no idioma de Camões), seu domínio pode ter um papel importante. Apesar de haver muitos fatores envolvidos no SEO do seu site, o domínio deve ser mais um elemento a ser levado em consideração.

O que é um domínio?

Um domínio, ou nome de domínio, é seu endereço exclusivo na internet, composto pelo nome do seu site e sufixo (ou extensão). Isso não deve ser confundido com um URL, que é um endereço mais específico na web, direcionando para uma única página de um site.

Agora que já esclarecemos o que é um nome de domínio, veja a seguir como escolher o domínio perfeito para seu site. Suas principais características devem ser:

  1. Ser conciso
  2. Ser fácil de digitar e de pronunciar
  3. Ater-se apenas às letras alfabéticas
  4. Mencionar sua marca
  5. Incluir palavras-chave, caso necessário
  6. Realçar suas raízes locais
  7. Evitar problemas jurídicos
  8. Escolher a extensão certa para o domínio
  9. Verificar a disponibilidade nas redes sociais
  10. Planejar tudo antecipadamente
10 Dicas para Escolher o Melhor Domínio Próprio para Seu Site

01. Ser Conciso

Tecnicamente falando, nomes de domínio podem se estender por até 63 caracteres. Entretanto, não recomendamos registrar um domínio desse tamanho, pois seria cansativo, difícil de digitar e quase impossível de lembrar. Por isso, certifique-se de ter um nome de domínio curto.

O ideal para um domínio é ter um tamanho entre 3 a 12 caracteres. Se o nome que você tinha em mente for maior do que isso, pense se é possível encurtá-lo ou adotar uma alternativa completamente diferente.

02. Ser fácil de digitar e de pronunciar

Você não vai querer que seus potenciais visitantes esquentem a cabeça com detalhes ortográficos para chegar à sua página. Por esse motivo, procure um nome de domínio que seja fácil de falar e de digitar. É melhor evitar palavras que as pessoas tendem a escrever errado, ou qualquer nome que requer olhar mais de uma vez antes de conseguir pronunciar.

Peça a alguns amigos para testar o domínio que você escolheu, e veja se eles acertam de primeira. Se surgir qualquer dificuldade, é melhor partir para um nome diferente.

Caso você esteja planejando usar seu próprio nome como domínio, mas seu sobrenome não tenho uma ortografia intuitiva, procure alternativas para contornar essa situação. Uma possibilidade é usar uma combinação do seu primeiro nome e do seu nome do meio, caso tenha. Outra possibilidade é combinar seu primeiro nome com sua especialidade (como “cozinhandocommateus”).

Uma outra boa prática é afastar-se dos modismo, e escrever todas as palavras por extenso. Por exemplo, use “você” em vez de “vc” e cuidado com palavras que podem ser soletradas de diversas formas.

03. Ater-se apenas às letras alfabéticas

Ao contrário da senha do seu email, seu nome de domínio não pode ser uma sequência de caracteres que só faz sentido para você. Portanto, evite usar caracteres especiais como hífens e números. Números e hífens são muito confusos e mais difíceis de lembrar e de digitar. Números podem deixar as pessoas pensando se é para usar o próprio algarismo ou para soletrar (é para usar 10 ou escrever dez?).

Hífens, por outro lado, são fáceis de deixar escapar ou de colocar no lugar errado ao digitar, e não são facilmente acessíveis de imediato na maioria dos teclados dos smartphones. Portanto, o melhor é excluí-los totalmente do seu domínio.

04. Mencionar sua marca

Uma excelente identidade de marca é composta de diferentes elementos, que se juntam para contar uma história coesa. Seu nome de domínio deve estar alinhado com o restante dos seus ativos de marketing, como seu logo e com a voz e o tom da marca, para que fale a mesma linguagem e transmita a mesma mensagem.

Seu nome de domínio pode ser o mesmo que seu nome comercial, ou uma variação dele, ou ainda o seu nome comercial com uma palavra-chave adicionada (como está descrito abaixo). Se você ainda não escolheu o nome da empresa, invista um tempo pensando em um nome que seja atraente e transmita o espírito da sua marca. Você pode inventar novas palavras que tenham um som simples e agradável (como Wix e Google), procurar no dicionário termos com algum significado ou até fazer uma sessão de brainstorm com outras pessoas, para fazer suas ideias fluírem melhor.

05. Incluir palavras-chave, caso necessário

Através de práticas de SEO, você pode melhorar suas chances de aparecer no Google quando as pessoas buscarem por uma empresa como a sua. Uma excelente dica de SEO é incluir uma palavra-chave relevante no seu nome de domínio. Isso pode ajudar tanto os visitantes do seu site quanto os robôs dos motores de busca a associarem seu site com o seu principal campo de especialização e, dessa forma, ajudar o site a ter um melhor posicionamento para esse tópico.

Apesar de ser uma prática benéfica, é preciso usar palavras-chave com moderação, e apenas quando encaixam-se no seu nome de domínio de forma bem natural. Se não for assim, é melhor não forçar a barra, pois um domínio exageradamente otimizado pode passar a ideia de spam. Em outras palavras, a estratégia de SEO em nomes de domínio é valiosa, mas não é obrigatória.

Não deixe de incluir a palavra-chave no domínio se o resultado final for elegante e memorável. Se você é dono de um restaurante de peixe em Búzios, o domínio para seu site de restaurante podia ser restaurantepescadobuzios.com.br. No caso de você estar criando seu site pessoal de fotografia, adicionar a palavra “fotografia” ao seu nome pode ser um toque a mais – por exemplo: josesilvafotografia.com.br.

06. Realçar suas raízes locais

Se a sua empresa opera apenas em um país específico, dar um destaque à sua localização no domínio pode ajudar a atrair mais tráfego através do SEO local. A sua localização pode ser incorporada ao nome de domínio como a sua extensão ao invés de só “.com” que é mais comum. Por exemplo, o site de uma loja de patins do Brasil pode ter como nome de domínio lojadepatins.com.br.

07. Evitar problemas jurídicos

Antes de comprar o domínio, certifique-se de que não está infringindo nada em relação à concorrência. Pesquise os bancos de dados de marcas registradas e de direitos autorais, além das marcas dos concorrentes. Adotar um nome de domínio que já foi adotado por outras marcas, mesmo que indiretamente (que tenha sido usado de outra forma que não no domínio propriamente dito), pode gerar confusão nos clientes e possivelmente também questões jurídicas. Portanto, vale a pena investir um tempo para tomar uma decisão informada, baseada em bastante pesquisa.

08. Escolher a extensão certa para o domínio

A extensão do seu domínio é o sufixo ao final do seu nome de domínio, também conhecida como TLD – Top Level Domain em inglês – ou Domínio de Topo em português. Apesar do “.com” ser certamente a extensão mais comum, há muitas outras opções que podem servir a diferentes necessidades nos diversos sites.

Essas extensões servem ao propósito de explicar melhor do que trata o site. Por exemplo, “.org” significa que o site pertence a uma organização sem fins lucrativos. Entretanto, as extensões também podem ser uma excelente alternativa, caso a sua ideia para o nome de domínio já esteja sendo usada na versão “.com”.

Há muitas extensões de domínio disponíveis que vão desde o mais excêntrico (como “.guru”) até o mais explicativo (como “.tv”). Veja a seguir apenas algumas das principais extensões de domínio com a respectiva explicação:

  • .com: abreviação de “comercial”, é uma extensão de domínio amplamente difundida, e é quase um sinônimo de “internet”. É a mais confiada e a mais bem conhecida das extensões e, na dúvida, costuma ser a melhor opção. A extensão “.com” é associada com empresas que têm fins lucrativos.
  • .org: abreviação de “organização”, é uma extensão de domínio que muito frequentemente é usada para organizações sem fins lucrativos. Por exemplo: wikipedia.org.
  • .net: refere-se literalmente à própria internet e é uma extensão usada geralmente por negócios online, startups e aplicativos ou serviços de alta tecnologia. Por exemplo: netcombo.net.
  • .info: esta extensão é uma abreviação de “informação” e geralmente é usada para sites informativos ou educacionais.
  • .me: uma extensão altamente adequada para sites de currículo, blogs, portfólios e sites pessoais.
  • Extensões locais: como mencionado anteriormente, este tipo de extensão mostra a sua localização física e pode até dar uma alavancada no seu SEO. Alguns exemplos incluem “.br” para o Brasil e “.pt.” para Portugal.
10 Dicas para Escolher o Melhor Domínio Próprio para Seu Site

09. Verificar a disponibilidade nas redes sociais

O nome de domínio deve ser consistente com todos os seus elementos de branding. Isso inclui seu branding para as redes sociais e qualquer outro local onde sua marca apareça na internet. Manter o mesmo nome em todos os canais contribui para uma experiência de usuário mais tranquila, e para uma presença online mais forte, que transmite uma sensação de familiaridade e confiança.

Por esse motivo, certifique-se de que seu nome de domínio também está disponível como nome de usuário em diferentes redes sociais antes de adquiri-lo.

10. Planejar tudo antecipadamente

Este passo não é obrigatório, mas se você visualiza um futuro de crescimento para sua marca, talvez seja bom planejá-lo desde o início. Compre diversas variações do seu nome de domínio para garantir que fiquem nas suas mãos e protegê-las dos concorrentes. Isto significa diferentes extensões de domínio (tanto o “.com” quanto o “.co” por exemplo) ou opções semelhantes do mesmo nome (por exemplo, com e sem o artigo definido no início – padaria.com e apadaria.com). Isto é bastante útil, pois é possível conectar vários domínios ao mesmo site.

Além disso, certifique-se de que o domínio escolhido não impossibilitará sua empresa de expandir mais adiante. Por exemplo, se o seu salão no momento oferece serviços de manicure e pedicure, mas você almeja um dia entrar também com serviços de cabeleireiro e tratamentos de beleza – verifique se o seu nome de domínio é abrangente para também englobar seus futuros empreendimentos.

Como registrar um nome de domínio

É provável que, a esta altura, você já saiba qual domínio gostaria de usar para seu site. Certifique-se de comprar seu domínio de um registrador de domínios autorizado. Um registrador credenciado vai lidar com o ICANN (o órgão internacional responsável pelos domínios a nível mundial) em seu nome, de forma a proteger seu nome de domínio e garantir que ele continue sendo seu e de mais ninguém durante todo o tempo que você o tenha registrado.

Se você está curioso para saber quanto custa um nome de domínio, note que os preços podem variar em função dos mais diversos fatores, como a extensão do domínio e os termos que você selecionou (como registrar um domínio por um período mais longo de tempo).

Combinando a hospedagem de site e o registro de domínio, planos como estes proporcionam uma solução tudo-em-um para as empresas, onde você pode construir seu site, registrar e conectar seu domínio, tudo sem mais problemas, além de também poder desfrutar de muitas outras ferramentas profissionais online, tudo sob um único teto.

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

Shopping Basket