Como Medir O Sucesso de Um Site

sucesso-ecommerce
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Quase toda semana falamos aqui em nosso blog sobre alguma forma diferente para promover o seu site e aumentar as suas vendas – melhorar o design dele, trabalhar no SEO, investir em anúncios PPC, etc… Mas a grande questão é: como medir se tudo isso está fazendo efeito?

Um dos conceitos mais importantes no marketing digital é o do Funil de Marketing. Basicamente, esse conceito diz aquilo que você já imagina: de todas aquelas pessoas que chegam ao seu site, só algumas realmente permanecem nele. Dessa, só um pequeno número demonstra interesse em algum produto ou serviço que você oferece, e apenas uma parcela ainda menor irá adquirir algo. Tal caminho é o seu funil de marketing ou funil de vendas.

Por causa disso é que você quer ter o maior número possível de visitantes em seu site, para que o número lá na ponta do funil seja o maior possível. E um das metodologias mais famosas para aumentar as sua vendas é a chamada AARRR. Embora pareça ter sido criada por piratas, esta sigla vem das fases que compoem este método de vendas – Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita.

Vamos revê-las:

Aquisição

Nesta primeira etapa, o que você quer é atrair tráfego para o seu site. Usando serviços como o Google Analytics ou StatCounter (possível através do Wix App Market), é possível analisar e seguir qual o número de visitas que o seu site recebe em um determinado período. Dessa forma, você pode acompanhar o qual eficiente os seus esforços de marketing estão sendo. Lembre-se, o primeiro passo no funil de vendas é a aquisição de potenciais clientes.

Ativação

Das pessoas que chegam ao seu site – através de banners, e-mails, pesquisas no Google ou redes sociais – quantas realmente tem interesse em algo você oferece? Na prática, isso significa descobrir qual a porcentagem dos visitantes do seu site que tem potencial em se tornar um cliente da sua empresa?

A forma para medir isso é através da medição do tempo gasto no site (lembre-se que a maioria dos visitantes deixa um site em menos de 10 segundos), o número de cliques e de páginas visitadas, etc. Basicamente, tudo aquilo que demonstra um real interesse por parte do visitante, que mostra que ele não chegou ao seu site por acidente.

Retenção

E agora que o visitante chegou ao seu site e gostou dele, é hora de fazer com que ele volte regularmente a visitá-lo. A retenção de um visitante é de extrema importância para um site, pois de nada adianta investir em marketing e atrair os visitantes ao seu site, se eles não voltam com frequência. A idéia aqui é basear-se naquela velha máxima: procure transformar clientes em fregueses! Existem várias formas para conseguir isso, como criar uma lista de e-mails ou criar promoções especiais no seu site.

Para medir os resultados desta fase, também é possível usar ferramentas de medição de tráfego, como o Goggle Analytics, para analisar e medir o engajamento no seu site – isto é, quantas pessoas assinaram o seu boletim de notícias, deixaram comentários, “curtiram” algum produto ou tweetaram algo que você postou.

Referência

Se você chegou até aqui, significa que o visitante do seu site já gostou do que viu e tem interesse no que você oferece. Mas o teste real para saber a aceitação pelo potencial cliente é algo simples de se entender e, ao mesmo tempo, complicado de se conseguir: a aprovação e a recomendação de um visitante!

Se a experiência de visitar o seu site for agradável, o visitante irá recomendá-lo aos seus amigos, parentes e colegas de trabalho. Por causa disso, garanta que o seu visitante pode compartilhar o seu site facilmente, integrando as redes sociais ao seu site.

Receita

Finalmente, chegou a hora de medir o resultado final. Se você criou um site eCommerce, basta medir as suas vendas. Mas em qualquer tipo de site é possível medir alguma forma de resultado. O seu site tem como objetivo montar uma lista de e-mails? Então é hora de medir o número de assinantes que você possui e comparar o antes e o depois das suas campanhas de marketing. Você usa o site para promover a sua loja offline? Sem problemas – crie um cupom especial em seu site e verifique quantas pessoas na sua loja o estão utilizando.

Seguindo estes passos indicados aqui, você conseguirá medir os resultados do seu site e terá uma boa idéia sobre o seu funcionamento.

Boa sorte!

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

Shopping Basket