pacientes em odontologia

Conheça três técnicas para atrair mais pacientes em odontologia

Considerando o elevado número de novas empresas e consultórios surgindo a cada momento, se torna cada vez mais difícil atrair pacientes em odontologia e para um único lugar acompanhar todas as inovações do mercado, observar os seus concorrentes diretos e saber quais são as melhores oportunidades para investir, com o objetivo de fazer o seu negócio crescer.

Por esse motivo, é interessante que o seu negócio esteja sempre acessível e que seja fácil de encontrar nas redes de busca. Atualmente, é imprescindível para qualquer consultório odontológico pensar não apenas na prospecção de novos pacientes, mas também se preocupar em manter e fidelizar aqueles que já fazem parte da base de dados da clínica dentária.

Seja oferecendo novos tratamentos, indicando promoções ou expandindo os convênios credenciados, é essencial que a organização da clínica dentária se preocupe em oferecer a melhor experiência possível para que o cliente continue voltando.

1. Invista em marketing digital

Esse método de marketing surgiu com o objetivo de trazer empresas, não importando o tamanho, para os meios digitais. Dessa forma, é possível usar o marketing na odontologia para atrair os consumidores, a partir do relacionamento com o cliente. Assim, também desenvolve e fortalece a identidade da marca.

As principais estratégias são:

  • Inbound Marketing: conjunto de estratégias para atrair possíveis clientes e converter em vendas, através de um bom conteúdo digital. O objetivo não é ir atrás do consumidor, mas posicionar o seu site de uma maneira que seja facilmente encontrada;
  • Marketing de conteúdo: é a produção dos conteúdos, seja em blog odontolog considerando a persona da empresa, assim como em qual nível do funil os possíveis clientes estão (topo, meio ou fundo de funil) para encontrar o consumidor no momento certo da sua busca;
  • SEO: é uma otimização dos mecanismos de busca, também conhecido como Search Engine Optimization. Leva em consideração a relevância do conteúdo, a experiência do usuário, as palavras-chave e o link building, para que a página tenha um melhor posicionamento nas buscas.

Todas essas etapas possuem as suas especificidades, mas são igualmente importantes por possuírem um objetivo em comum: promover a marca do consultório odontológico através das mídias digitais.

Uma grande vantagem é a facilidade em medir e analisar se as estratégias estão trazendo os resultados esperados: novos pacientes. Da mesma forma, é possível visualizar através de quais caminhos ou redes sociais eles estão chegando até o seu estabelecimento.

2. Atenda convênio odontológico

Apesar de muitas pessoas não considerarem interessante para a organização do seu plano odontológico investir no atendimento aos convênios, pelos valores abaixo do mercado que eles pagam pelos procedimentos, essa é uma das maneiras mais eficientes de atrair novos pacientes.

Um dos maiores pontos positivos de atender ao convênio é a repercussão que isso causa. O seu cliente é o maior divulgador do seu trabalho. Por isso, aquele paciente que passa com você através do convênio, pode indicar a sua clínica dentária para alguém que não possui plano dental, trazendo um maior público do que o esperado.

Dessa maneira, o atendimento passa a ser em grande quantidade. O importante de todo esse processo, é que ele não perca a qualidade. Afinal, é através de um bom atendimento, do começo ao fim, que os pacientes se sentem confortáveis em realizar indicações para outras pessoas.

3. Ofereça um bom atendimento desde o começo

Desde o momento que um paciente entra no seu consultório, independente de ser um novo ou não, é essencial que ele seja bem recebido e bem atendido desde a recepção, assim como por todos os outros profissionais da clínica de odontologia.

Esse é um dos aspectos mais importantes para conseguir fidelizar os seus pacientes. Da mesma forma, é essencial estar disposto a receber um feedback do cliente e oferecer um canal de comunicação aberto, para que o paciente consiga dar as suas opiniões e sugestões diretamente aos responsáveis.

Uma empresa bem-sucedida, independente de qual ramo, precisa saber ouvir o que os seus clientes têm a dizer, mesmo que não seja algo positivo. Afinal, essa é uma das únicas maneiras que o responsável pela organização do consultório tem para melhorar e oferecer novas experiências aos pacientes.

Essa é, inclusive, uma das maneiras de monitorar se o seu negócio está sendo expressivo e significativo o suficiente. Além disso, ao mostrar-se aberto para a comunicação com o paciente, ele se sente muito mais confortável dentro do ambiente do consultório odontológico, pois entende que as opiniões dele também importam.

No final, você poderá perceber como os pacientes fidelizados fazem as melhores propagandas da sua clínica dentária, e o melhor: de forma gratuita. A indicação é uma das maneiras mais eficazes para que novos pacientes cheguem até o seu consultório.

Esse artigo foi escrito por Letícia Eleutério, Redatora do Consulta Ideal

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