Empresa familiar: alcance o sucesso e o crescimento contínuo!

empresa-familiar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Marketing Para Indústria

É preocupante ver que os dados levantados pelo Sebrae diz que mais da metade dos negócios familiares entram em falência em menos de cinco anos de funcionamento.

Isso acontece por diversos fatores que, se executados juntos ao longo dos anos, podem contribuir para que uma empresa não tenha bom desempenho em diversas áreas.

Por isso, mesmo que seja comum colocar parentes em cargos de confiança, não é recomendado que seja alguém sem experiência e preparo, pois pode acabar dando vários problemas no negócio.

Portanto, a boa gestão deve ser executada desde o começo e aqui neste conteúdo te mostraremos as melhores ações que ajudam nisso. Vamos lá! 

Entenda quais ações desenvolver na empresa

As empresas não são muito treinadas para enfrentar essas fases de amadurecimento, digamos assim.

Com isso, acabam dando muito mais atenção para as estratégias de marketing, por exemplo, ao pensarem no lucro a curto prazo.

Porém, é necessário desenvolver algumas ações para que isso contribua no crescimento da empresa de forma saudável e constante.

Por isso, veja as dicas abaixo para sua empresa:

Capacitação

É comum que cargos sejam destinados a familiares que não são capacitados e não é recomendado trabalhar com esse costume.

Por isso, é bom fazer um planejamento de carreira para cada familiar, a fim de descobrir onde cada um pode ter um melhor desenvolvimento, com a possibilidade de estimular a qualificação.

Planejamento estratégico

Sendo uma empresa pequena ou grande, é necessário fazer um planejamento de metas a curto, médio e longo prazo desde o começo.

Como você quer que sua empresa se destaque no mercado? Qual será o segmento dela? Um marketplace B2B, por exemplo, ou não terá nada a ver com vendas?

Para isso, analise os pontos fortes e os fracos da sua empresa e das metas que você estipulou, além do mercado de trabalho e como fazer para se destacar nele.

Controle financeiro

Primeiramente, ter total ciência de quanto está sendo investido nas estratégias para depois estudar os resultados e saber se foram satisfatórios.

Após isso, tenha controle sobre todas as despesas e as variações que acontecem ao longo dos meses.

Outro ponto muito importante é não misturar pessoal com profissional. Tenha contas separadas desde o começo e defina qual parcela de lucro ficará com você.

Relacionamento com os clientes

Não é segredo para ninguém que é essencial tratar os clientes com respeito e ter dedicação para que eles se sintam confortáveis e acolhidos, certo? Porém, na prática, isso é frequentemente esquecido em empresas familiares.

Isso porque, quando o pai não gosta de um cliente e não faz um bom atendimento, é normal que isso seja passado para o familiar com naturalidade, o que acaba sendo repetido de geração a geração.

Além disso, tratar um lead qualificado de forma inadequada só trará más consequências, como a desistência de continuar fazendo negócios com a sua empresa.

Sucessão 

Trabalhar e treinar a sucessão dos cargos na empresa é algo necessário, sendo o mais importante de todos, o cargo do dono.

Isso porque alguém tem que estar preparado para assumir a empresa quando o dono não puder ou quiser se aposentar, por exemplo.

Por isso, os sucessores devem ser bem escolhidos, pessoas que além de capacitadas para o cargo, também queiram exercê-lo e não apenas alguém escolhido por pressão familiar.

Pense sempre no futuro da empresa

Muitos se perguntam como abrir um negócio com pouco dinheiro para não ter prejuízo, caso a empresa não tenha bom desempenho e venha a falência.

Porém, o certo é nunca começar um negócio com esse pensamento, mas sim focar sempre em ações e estratégias que só façam com que o sucesso seja contínuo!

Por isso, não deixe de considerar as dicas que passamos aqui neste conteúdo, como trabalhar a sucessão de cargos e a capacitação dos seus colaboradores.

Uma empresa com destaque e credibilidade no mercado precisa ter dedicação desde sempre.

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

× Fale conosco pelo Whatsapp