Marketing de Influência: Como influencers podem ajudar seu negócio

marketing-de-influencia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Uma das coisas mais difíceis que uma pequena empresa pode ter que fazer é ficar cara a cara com seu público-alvo e conseguir reter sua atenção sem ser imediatamente dispensada. A forma como as pessoas respondem aos anúncios hoje em dia é bem diferente do que já foi no passado, o que torna tudo muito mais difícil para quem está apenas começando.

Isso se deve a diversos fatores: o número de anúncios mostrados, os truques do marketing aos já nos acostumamos, e a total falta de originalidade. Devido ao número de anúncios mostrados e à crescente familiaridade com os truques do marketing, está ficando cada vez mais difícil conseguir atrair a atenção dos consumidores – sendo especialmente difícil para aqueles que estão apenas começando no ramo dos negócios. Esteja você lutando para alcançar seu público de forma efetiva, ou tentando ficar à frente da concorrência, talvez seja uma boa ideia pensar em marketing de influência.

Marketing de influência é uma colaboração entre você e alguém que seu público segue nas redes sociais, e cuja opinião respeita. Na verdade, vai muito além disso, mas a seguir vamos apresentar o básico e mostrar como utilizar essa forma popular de marketing.

Quem é considerado um influenciador?

Essa parece ser a pergunta que todos se fazem hoje em dia. Pode até parecer que qualquer pessoa que habitualmente tira uma foto com uma cara sorridente compartilhando seu café-da-manhã de domingo é um influenciador, mas isso simplesmente não é verdade. Outro erro comum é fácil pressupor que qualquer pessoa com um número bem grande de seguidores nas redes sociais é um influenciador, o que tecnicamente também não é correto, ainda que um grande público faça parte do mundo dos influenciadores.

Um influenciador é alguém que efetivamente pode influenciar a decisão de compra das pessoas. Influenciadores em geral são pessoas com grande conhecimento e credibilidade em um nicho de mercado, e ativamente engajados com seus membros. Vejamos, por exemplo, a maquiadora Nikkie De Jager (@NIKKIETUTORIALS). Ela compartilha valiosas técnicas e trabalhos impressionantes, o que já lhe rendeu mais de 12 milhões de seguidores no Instagram.

O que torna essas estrelas das redes sociais mais eficientes é terem constituído a si mesmos como marcas – e o fato de que seus seguidores os consideram marcas autênticas e confiáveis. Dessa forma, quando promovem outras marcas, é muito provável que seus seguidores confiem nas suas recomendações.

Os influencers também se esforçam muito para aprender e para se especializar em um assunto em particular. É esse tipo de especialização que os projeta muito além de meros garotos-propaganda tradicionais. Ao invés disso, os influenciadores construíram-se como marcas independentes e facilmente identificáveis. Em função disso, eles usam essa plataforma para promover outras marcas alinhadas com seus valores e suas perspectivas.

De certa forma, eles são seus próprios vendedores, e é assim mesmo que deve ser. Conhecer determinado assunto não vai levar a nada, a não ser que você resolva mostrá-lo para o mundo.

Marketing de Influência: O que é e como os influencers podem ajudar seu negócio

Tipos de influenciadores

Assim como há diferentes públicos para os quais anunciar, há também diferentes tipos de influenciadores com os quais se associar, cada um com sua especialidade e seu mercado.

Os influencers podem ser celebridades, jornalistas e repórteres, blogueiros e vlogueiros, e criadores de conteúdo de outros tipos. Cada estilo tem seu próprio público, é expert no seu campo, e o tamanho e natureza de cada um devem ser levados em consideração quando você for procurar um influenciador com quem trabalhar em uma campanha.

Se você ainda está apenas começando a trabalhar com o marketing de influência, ou está tentando entrar em um nicho extremamente específico, pode ser válido dar uma olhada nos micro influenciadores. Diferente dos influenciadores típicos, os “micro” tendem a ser “gente como a gente”, pessoas normais que têm um conhecimento sobre determinado assunto pouco popular, mas que têm seus próprios seguidores fiéis. Estes influencers podem ser considerados mais confiáveis do que perfis mais conhecidos.

O número de seguidores necessários para alguém ser categorizado como micro influenciador é altamente discutível. Alguns falam em menos de 2.000 seguidores, enquanto outros dizem que é necessário um mínimo de 3.000, e outros ainda sugerem de 1.000 a 10.000 ou de 1.000 a 100.000 seguidores. Independente da ordem de grandeza que você considera ideal, os micro influenciadores são uma prova que não é necessário um contrato milionário para realmente conseguir alcançar seu público.

Apenas saiba que, quando você escolhe alguém no espectro inferior dos influenciadores, a atmosfera que está buscando para a sua campanha é de uma “pessoa normal” falando para “pessoas normais” – aquele conceito de “gente como a gente”, que mencionado acima. À medida que vai subindo nesse espectro, é mais provável que vá trabalhar com experts do mercado, executivos e celebridades.

O que é marketing de influência?

Agora que você já sabe o que é um influenciador e já conhece alguns dos tipos de influenciadores, é mais fácil definir o que é realmente o marketing de influência, também conhecido por seu nome original em inglês: influencer marketing.

O marketing de influência usa campanhas de colaboração entre o influenciador e a marca. O influenciador usa o seu alcance para aumentar a consciência da marca ou de um produto específico entre seus seguidores, que preferencialmente representam uma fatia da população similar ao público-alvo da empresa patrocinadora. Criar campanhas com influencer pode ser ótimo para a expansão do público, para a geração de leads, aumento das vendas, engajamento e fidelização.

As campanhas de marketing de influência são criadas para refletir o estilo de ambas as partes. O atrativo da campanha para o público deve funcionar para ambos os lados, tanto para os seguidores do influenciador que não estão familiarizados com a marca como para os seguidores da marca que possivelmente não estão familiarizados com o influenciador. Dito isso, é o alcance do influenciador e do seu público que normalmente fazem a diferença.

No geral, o marketing de influência pode ajudar a divulgar novidades sobre a sua marca ou produto com a ajuda de uma figura conhecida, que tem influência no seu mercado. Exatamente como qualquer outra ferramenta importante para o seu negócio, o marketing de influência é uma outra forma de dialogar com seu público-alvo.

O marketing de influência em números

Se você ainda está em cima do muro, sem saber se deve ou não dar uma chance ao marketing de influência, veja essas estatísticas para ter a noção do tamanho deste potencial.

  • Às vezes, menos é mais: Estudos mostram que os micro influenciadores tendem a ter mais engajamento do que as celebridades.
  • Um mercado que não perde força: Estima-se que o mercado de influenciadores alcançará de 5 a 10 bilhões de dólares em 2020.
  • Aprovado por marqueteiros: 89% dos marqueteiros dizem que o retorno do investimento (ROI) no marketing de influência é tão bom quanto, ou melhor do que, outros métodos.
  • Porém encontrar a pessoa certa é difícil: 61% dos marqueteiros dizem que seu principal desafio no marketing de influência é encontrar o melhor influencer para as campanhas.

Como encontrar influenciadores

Tendo em mente a última estatística acima, é importante que você invista um bom tempo procurando o influenciador certo para a sua campanha. Você precisará ter certeza de que seus objetivos, público e expectativas estão alinhados do princípio ao fim – mas isso é só para quando você encontrar o melhor influenciador. Primeiramente, como encontrar o melhor parceiro? Experimente as fontes a seguir:

Blogs e publicações online

Se está procurando um especialista em um assunto, um bom começo é encontrar um redator ou repórter no seu mercado. Se já tem alguém em mente, certifique-se de pesquisar mais a fundo, lendo um pouco do conteúdo que essa pessoa já tenha publicado.

Redes sociais

Esse deve ser o caminho mais óbvio. Mesmo se você não está procurando especificamente um influenciador que faça sucesso nas redes sociais, ainda assim há uma grande chance do seu candidato ter muitos seguidores em alguma plataforma. Desta forma, é possível ver como ele interage com o público.

Seu próprio público pode ser uma excelente fonte para encontrar um influenciador nas redes sociais. Fique de olho em contas que são mencionadas continuamente, que sejam marcadas em muitos posts ou que tenham seus posts compartilhados frequentemente.

Ainda está procurando um influenciador nas redes sociais? Bem, por que não usa a busca? Ela é sua amiga e você deve poder encontrar tanto conteúdo relevante como pessoas fazendo buscas por palavras-chave e hashtags pertinentes ao seu mercado.

Motores de busca

Por falar em busca, você já tentou o Google? Pode até parecer meio bobo, mas fazer a busca por um influenciador junto ao nome do seu mercado (‘o mercado do seu negócio’ + ‘influenciador’, por exemplo: estética bucal influenciador) na caixa de buscas pode trazer resultados interessantes. Mesmo que o resultado direcione para uma das outras ferramentas, onde poderá encontrar um influenciador, dificilmente vai errar usando o motor de busca mais popular do mundo. Obviamente você vai precisar pesquisar mais sobre o seu influenciador para se certificar que está alinhado com seus valores e é a pessoa adequada de uma forma geral.

Software online para influenciadores

Com o crescimento contínuo do marketing de influência, não é nenhuma surpresa encontrar serviços especializados para encontrar influenciadores. Um dos sites mais populares que existem por aí para isso é o BuzzSumo. É possível encontrar influenciadores por tópico ou por localização, e analisá-los em termos alcance, influência e engajamento.

Firmas de marketing de influência

Se você tem o orçamento e não tem tempo, contratar uma agência é uma alternativa. Talvez dessa forma você não aprenda tanto sobre o processo como se fizesse tudo por conta própria, mas as agências podem ajudar a alcançar seus objetivos. Desde identificar influenciadores até administrar seu network, passando por criar uma estratégia social completa, eles cuidam de tudo.

Exemplos de marketing de influência

H&M

A H&M é uma das marcas de moda mais conhecidas do mundo. Sua presença global ajuda a explicar seu impressionante alcance nas redes sociais, como por exemplo, seus 32 milhões de seguidores no Instagram. E há um motivo para isso: um olhar rápido na conta oficial @hm no Instagram também encontra uma vitrine muito bem concebida. A marca também tem uma grande familiaridade com o marketing de influência. As campanhas já incluíram @lauratobon, @sicerelyjules e @elavelden.

Uber

O serviço de transporte Uber criou a série #NaCaraDoGol, onde jogadores de futebol do passado e do presente viajam com motoristas do aplicativo e batem um papo divertido e emocionante.

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

Shopping Basket