Os 10 Melhores Programas de Edição de Fotos Gratuitos de 2019

software-gratis-de-edicao-de-imagem
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Como diz o velho ditado, o jogo só acaba quando termina. Esse mesmo conceito é altamente relevante quando se trata de fotos. Não importa se o propósito é que as fotos sejam exibidas em um site de fotografia, incrementem um site de vendas ou uma campanha publicitária, você não deve considerá-las prontas e acabadas antes do processo chegar verdadeiramente ao fim. É aqui que entra essa lista dos melhores programas gratuitos de edição de fotos.

Ignorar a importância desse pós-processamento é um dos erros mais comuns que as pessoas tendem a cometer com fotos. Em muitos casos, esse último passo do processo é pulado devido à grande complexidade de uso do mais popular software de edição de fotos. Para os iniciantes e os que não são fotógrafos, ferramentas como o Photoshop e o Lightroom podem assustar – e isso sem mencionar seu custo.

Mas muitos ignoram a longa lista de programas gratuitos de edição de fotos disponíveis online para uso em desktop. Independentemente das suas aptidões, necessidades e objetivos, essas ferramentas possibilitam levar suas fotos para um outro nível e conseguir um aspecto profissional, com mínimo de esforço. Especialmente por serem gratuitas, essas alternativas ao Photoshop e ao Lightroom definitivamente se apresentam como concorrentes aos pesos-pesados da Adobe.

Pronto para começar a editar imagens com nível profissional? A seguir você tem os melhores programas de edição de foto para usar em 2019:

  1. Adobe Photoshop Express
  2. GIMP
  3. Paint.NET
  4. Pixlr
  5. Pixlr X
  6. PhotoScape X
  7. Fotor
  8. Photos Pos Pro
  9. InPixio
  10. BeFunky
  11. Bônus: Wix Photo Studio

01. Adobe Photoshop Express

Ideal para: Edição de fotos diretamente no celular

Durante muito tempo, as pessoas tentaram encontrar uma versão gratuita do Photoshop, e de preferência online. Até que um dia a Adobe finalmente escutou suas preces e lançou o Adobe Photoshop Express, uma versão reduzida, online e mobile do programa líder do mercado.

Diferente do seu equivalente pago, o Adobe Photoshop Express não se destina a fotógrafos profissionais, e sim aos iniciantes ou aqueles que estão procurando um programa de alta qualidade para uma edição rápida. Isso pode ser facilmente visto nos recursos oferecidos e na sua acessibilidade.

Com o Adobe Photoshop Express, você consegue acessar as ações básicas de edição de imagem, como contraste, perspectiva, saturação, exposição e remoção de manchas, além de também poder selecionar efeitos dinâmicos predefinidos. Apesar de não ter nem de perto a quantidade de ferramentas disponíveis na versão profissional, as ferramentas disponíveis funcionam perfeitamente e oferecem ótima experiência de usuário. A versão Express do programa de edição de imagens do Adobe também inclui a categoria “decorate” que permite aos usuários adicionar texto e facilmente criar colagens totalmente personalizadas.

Você pode editar imagens salvas no seu dispositivo ou compartilhá-las diretamente a partir de Adobe Creative Cloud, Dropbox, Facebook ou Google Photos. Todas as edições feitas com o Adobe Photoshop Express são não-destrutivas, ou seja: você pode voltar à foto original a qualquer momento.

Pontos positivos: Filtros avançados, interface minimalista, resultados profissionais

Pontos negativos: O único formato de saída disponível é o JPG, roda no Flash, ferramentas limitadas

Plataformas: Web e mobile (iOS, Android, Windows)

Versão paga: O editor completo do Adobe Photoshop para desktop começa em torno de R$45,00/mês

02. GIMP

Ideal para: Usuários avançados

O GIMP é amplamente considerado o melhor editor de imagens gratuito disponível no mercado. O programa inclui uma grande variedade de ferramentas, desde as ações mais básicas até recursos de qualidade profissional. Os iniciantes vão se beneficiar muito da sua seleção e das ferramentas de montagem, corte, ajuste de cor e ferramentas automáticas para melhorar a imagem. Por outro lado, usuários avançados vão encontrar uma série de ferramentas na medida, como redimensionamento sensível, troca de rosto, GIFs animados, máscaras em camadas, curvas e pincéis personalizáveis.

Todos esses recursos fazem do GIMP uma incrível alternativa gratuita ao Photoshop para aqueles que já conhecem o programa que é o carro-chefe da Adobe. Além disso, a interface é totalmente personalizável e há inúmeros plugins que podem ser adicionados gratuitamente.

O GIMP é um programa de código aberto com uma grande comunidade ativa que está por trás dele. Isso significa que a plataforma é constantemente atualizada e melhorada, enquanto os usuários continuam usando o programa gratuitamente.

Este software de edição de fotos pode ser instalado em dispositivos desktop que rodam qualquer sistema operacional ou então para download e uso da versão portátil que pode ser adicionada a um pendrive USB para uma flexibilidade de uso.

Pontos positivos: Ferramentas e recursos profissionais, programa de código aberto, suporte dos desenvolvedores

Pontos negativos: Difícil aprendizado, ausência de versão para mobile, interface confusa

Plataformas: Só desktop (Linux, OS X, Windows)

Versão paga: Não há

03. Paint.NET

Ideal para: Iniciantes e dispositivos limitados

O Paint.NET foi criado inicialmente por um estudante para substituir o Microsoft Paint. Mas o software original de desenho tornou-se um programa intuitivo de edição de fotos gratuito segmentado para aquelas pessoas que procuram um software de edição de imagem fácil de usar, gratuito e que ofereça resultados de alta qualidade.

O programa tem uma interface clara e direta que tem suporte para atalhos, fazendo deste software uma grande opção de escolha para usuários inexperientes que não querem ficar um tempão tentando descobrir como o programa funciona. Mais ainda, essa simplicidade possibilita que seja possível rodar o Paint.NET de forma tranquila em dispositivos menos poderosos como os notebooks, por exemplo.

Apesar de ser segmentado para usuários novatos, o Paint.NET oferece uma ampla variedade de ferramentas de edição incluindo brilho, contraste, tons, curvas, níveis, camadas, gradientes e ilimitadas opções para desfazer. Além disso, o programa tem suporte para plugins criados por sua crescente comunidade de desenvolvedores no fórum do software. Esses plugins podem ser usados para acessar recursos mais avançados, como a popular ferramenta 3D rotate/zoom para recomposição da imagem.

Pontos positivos: Interface intuitiva, excelente para dispositivos lentos, acesso completo ao histórico

Pontos negativos: Ferramentas limitadas, menos completo que outras alternativas, sem recursos avançados

Plataformas: Só Desktop (Windows)

Versão paga: Não, mas você pode apoiar o projeto comprando o Paint.NET por US$6,99

04. Pixlr Editor

Ideal para: Nível profissional de edição online

Muitos veem o Pixlr Editor como o melhor programa de edição de imagens online gratuito e o consideram quase tão poderoso quanto os principais softwares de edição para desktop. Suas possibilidades começam a surgir no exato momento em que você abre uma imagem, já que o Pixlr Editor te permite fazer isso a partir do seu dispositivo, de um URL ou até mesmo diretamente do Facebook. Isso é proveitoso para os que não são fotógrafos e querem editar imagens já existentes para novos propósitos.

A interface do programa é notavelmente semelhante ao editor do Adobe, o que tem levado as pessoas a considerar o Pixlr Editor como a melhor versão online do Photoshop – pois é, melhor até do que o próprio Photoshop Express. A longa lista de recursos profissionais incluídos no programa está muito à frente da maioria de outros editores de foto gratuitos existentes no mercado. Entre esses recursos encontram-se: exposição, níveis, ferramentas de melhoramento automático, sofisticados seletores de cores, pincéis personalizáveis, camadas e máscaras.

A principal desvantagem do Pixlr Editor é que requer o Flash, um plugin que a Adobe está abandonando aos poucos. Para superar esse obstáculo, o Pixlr desenvolveu uma versão paga do Pixlr Editor com base em HTML e que inclui ferramentas de edição avançadas, suporte para templates PSD, fontes premium e banco de imagens, camadas e mais.

Uma versão HTML mais simples do programa também está disponível online sob o nome de Pixlr X. Continue lendo para saber mais sobre essa alternativa simplificada. Esse software também pode ser usado em dispositivos móveis com seus aplicativos originais para Android e iOS.

Pontos positivos: Recursos avançados, não requer qualquer download, numerosas opções de upload

Pontos negativos: Não tem capacidade para edição em lote (batch editing), exibe anúncios, roda em Flash

Plataformas: Web e mobile (iOS, Android)

Versão paga: Pixlr Pro

05. Pixlr X

Ideal para: Edições rápidas online

Enquanto o Pixlr Editor ser visto como o melhor editor de foto online como o Photoshop, o Pixlr X é considerado a melhor alternativa HTML gratuita ao Photoshop Express. Esse programa foi desenvolvido como o sucessor do Pixlr Editor na esperança de evitar a obsolescência quando o Flash não tiver mais suporte. Infelizmente, para passar de uma plataforma Flash para uma HTML foi necessário reduzir boa parte dos recursos originais do editor.

Apesar dessa limitação na quantidade de recursos, o Pixlr X já se estabeleceu como um dos melhores programas gratuitos para edição de fotos do mercado. O software mantém o design eficiente do seu antecessor ao mesmo tempo em que foca em ferramentas que vão correspondem a todas as suas necessidades básicas de edição em apenas um clique. Você vai poder editar as cores e saturação das suas imagens, recortar e redimensionar, remover elementos indesejados com a ferramenta “touch up” e ajustar o balanço do branco. Outras ferramentas mais específicas, como remoção do olho vermelho e luz de preenchimento, vão permitir que você eleve sua fotografia de retrato para outro patamar.

De uma forma geral, o Pixlr X é um excepcional editor de fotos online para os novatos e para os fotógrafos amadores que vão ver que todas as suas necessidades estarão cobertas. Quem estiver procurando por ferramentas mais avançadas como pincéis ou camadas talvez queira ficar com o Pixlr Editor até o Pixlr X evoluir e incluir esses recursos.

Pontos positivos: Edição com um só clique, interface direta, não requer downloads

Pontos negativos: Ferramentas limitadas, não tem recursos avançados, menos poderosos que o Pixlr Editor

Plataformas: Web no desktop

Versão paga: Não

06. PhotoScape X

Ideal para: Usuários novatos procurando recursos impressionantes.

A lista de ferramentas do PhotoScape X parece ser quase infinita. O programa, que é descrito como “um software de edição de imagens tudo-em-um”, está fortemente focado no aprimoramento de recursos “de um só clique” que permitem aos iniciantes dar vida às suas ideias com toda a facilidade.

O programa inclui milhares de filtros, enquadramentos, pincéis, recorte de formas, ferramentas inteligentes de recorte, um seletor de cor e a ferramenta carimbo (clone stamp). Os fotógrafos vão poder tirar máximo proveito do recurso de conversão de arquivos RAW e quem têm grandes coleções de imagem para processar vai ficar feliz de saber que o software inclui diversas ferramentas de edição em lote, como alteração de formato, redimensionar e renomear.

O PhotoScape X ainda inclui muitas outras opções de ferramentas criativas como colagem, mesclar, adesivos, efeitos, texto e pincéis. Estas ferramentas atendem especialmente aqueles usuários que querem criar conteúdo original para seus perfis nas redes sociais ou campanhas de email marketing.

Para ter certeza de que os usuários tiram máximo proveito das milhares de opções do PhotoScape X, o site do editor de imagens inclui uma longa lista de tutoriais em vídeo, que mostram como usar cada ferramenta para conseguir o efeito desejado. Se você está interessado em ferramentas mais avançadas, verifique a versão paga do software, que inclui uma vasta seleção de ferramentas manuais de edição.

Pontos positivos: Milhares de filtros e efeitos acessíveis com um único clique, suporte para muitos formatos de arquivo, templates criativos

Pontos negativos: Interface confusa, problemas de defasagem, ausência de ferramentas avançadas

Plataformas: Só desktop (OS X, Windows)

Versão paga: PhotoScape X Pro (só para Windows) por US$39,99

07. Fotor

Ideal para: Melhorar imagens de forma clara e direta

O Fotor oferece uma longa lista de recursos e de ferramentas básicas que vão de uma edição simples, como brilho e saturação, a conceitos mais complexos, como remover rugas e branquear os dentes. O Fotor também se vangloria de ter uma grande seleção de efeitos, enquadramentos, adesivos e principalmente opções de texto direcionadas ao compartilhamento nas redes sociais.

Além do seu editor de imagem, o Fotor também inclui seções de colagem e de design. Nesses segmentos, os usuários podem escolher entre diversos templates predefinidos para construir suas criações. Esses templates são categorizados pelo uso, como colagens em geral, posts nas redes sociais, recursos de marketing, documentação e anúncios. Isso permite que os usuários novatos criem facilmente conteúdo de alta qualidade para todas as suas necessidades, sem precisar se preocupar com qualquer outra coisa que não seja a aparência visual. Alguns templates e ferramentas de ponta só estão disponíveis na versão paga do programa.

De uma forma geral, o Fotor pode ser definido como um programa de aprimoramento de imagens ao invés de um software de edição de fotos. Os fotógrafos e os criadores de mídia muito provavelmente vão precisar de capacidades mais sofisticadas do que as oferecidas pelo Fotor. No entanto, o que o programa oferece cobre todas as necessidades que uma pequena empresa pode ter para tirar o máximo proveito de sua presença online.

Pontos positivos: Ferramentas criativas para composição, processamento de imagens em lote, templates criativos e amigáveis ao usuário

Pontos negativos: Não há edição manual, sem suporte para plugin, exibe anúncios

Plataformas: Web e mobile (iOS, Android)

Versão paga: Fotor Pro

08. Photos Pos Pro

Ideal para: Iniciantes que querem expandir sua capacidade para pós-processamento

Photos Pos Pro foi desenvolvido com um ambicioso objetivo em mente: criar um software de edição de imagens perfeito, tanto para os iniciantes como para os especialistas. Para conseguir isso, na realidade, o programa oferece duas interfaces diferentes e os usuários podem escolher a mais adequada.

O Layout avançado inclui uma gama mais ampla de ferramentas para uma edição manual mais sofisticada e inclui camadas, pincéis, máscaras, gradientes, ações, texturas e conversão de arquivos RAW. Todas as edições podem ser efetuadas em lotes de imagens o que potencialmente economiza muito tempo no pós-processamento.

Na interface para os iniciantes, o layout do Photos Pos Pro reduz significativamente os itens desnecessários, focando em edições automáticas que podem rapidamente proporcionar lindos resultados. O aperfeiçoamento das imagens é feito através de filtros e efeitos criativos que os usuários podem selecionar e escolher.

Os usuários podem acessar os recursos mais avançados do Photos Pos Pro Premium gratuitamente durante um período de 21 dias, para experimentar todo o programa antes de decidir qual opção é a mais adequada às suas necessidades.

Pontos positivos: Interfaces separadas para iniciantes e avançadas, numerosos filtros, processamento de imagens em lote

Pontos negativos: Resolução para exportar limitada a 1024×2014 pixels, sem ferramentas avançadas, difícil aprendizado

Plataformas: Só desktop (Windows)

Versão paga: Photo Pos Pro Premium disponível por US$29,90

09. InPixio

Ideal para: Edição rápida e criativa para compartilhamento na internet

O InPixio, na realidade, é composto por seis programas diferentes focados em ferramentas específicas de edição de fotos. Estes são:

  • Photo Editor – para correção básica de imagens
  • Photo Maximizer – para ampliar e produzir fotos de alta resolução
  • Photo Focus – para criar imagens claras
  • Photo Eraser – para remover objetos desnecessários
  • Photo Cutter – para alterar o fundo
  • Photo Clip – para criar fotomontagens

Em poucas palavras, o InPixio oferece um programa amigável que permite que pessoas com um mínimo de talento para edição possam criar lindas imagens para publicar nas redes sociais, ou enviar para os amigos e família. Os mais notáveis recursos do programa incluem centenas de filtros, efeitos desfocados, enquadramento criativo, texturas, “tone sliders”, criação de predefinições e capacidade de compartilhamento online automático.

O InPixio também está disponível para iOS, onde o foco é melhorar as imagens rapidamente e oferecer ferramentas criativas como enquadrar, inserir texto e aplicar filtros. A versão Pro do software oferece uma gama mais ampla de recursos manuais de edição, além de ferramentas para restaurar fotos.

Pontos positivos: Compartilhamento nas redes sociais com apenas um clique, fácil de usar, suporte para todos os formatos de imagem

Pontos negativos: Edição manual limitada, versão gratuita inclui marcas d’água, não está completamente disponível para OS X

Plataformas: OS X, Windows, iOS

Versão paga: InPixio Photo Editor PRO

10. BeFunky

Ideal para: Aperfeiçoamento criativo de imagens online

O BeFunky oferece ferramentas de edição fáceis de usar, possibilitando aos usuários de todos os níveis alcançar resultados profissionais. A sua interface é organizada e amigável, é muito fácil de encontrar as ferramentas certas e ver os efeitos na imagem em tempo real. Todas as edições podem ser vistas no histórico da imagem e os usuários podem facilmente desfazer ou refazer caso seja necessário.

Parecido com o Fotor, o programa do BeFunky também é dividido em três seções: editor de fotos, criador de colagem e designer gráfico. De fato, olhando para ambos lado a lado, é fácil ver como os dois programas são semelhantes. O BeFunky claramente parece ser o vencedor tanto em termos do número de recursos de edição de imagens quanto de templates para composição de design, mesmo que a maioria desses recursos só esteja disponível para os usuários premium.

O editor de fotos inclui uma significativa gama de ferramentas, desde edição básica, como exposição e contraste, até a capacidade de retocar retratos, efeitos artísticos, sobreposições criativas e texturas. Cada uma dessas seções oferece tanto os recursos gratuitos como os premium que os usuários podem testar antecipadamente.

Ambas as seções de colagem e design gráfico trazem uma longa lista de templates totalmente personalizáveis à escolha dos usuários. Os três produtos são oferecidos na versão BeFunky mobile que também está disponível para assinatura gratuita ou premium.

Pontos positivos: Recursos de composição arrasta e solta, acesso a banco de imagens, numerosos templates criativos

Pontos negativos: A maioria das ferramentas de edição são pagas, exibe anúncios, necessidade de assinatura para acessar categorias colagem e design gráfico

Plataformas: Web e mobile (iOS, Android)

Versão paga: BeFunky Plus

11. Bônus: Wix Photo Studio

Ideal para: Edição básica com resultados profissionais

Há alguns meses, o Wix relançou seu editor de mídia com uma solução desenvolvida internamente que redefine como os usuários mostram seu conteúdo. O Wix Photo Studio permite que pequenos ajustes nas suas imagens sejam feitos diretamente no seu site. Isso te economiza o tempo de selecionar um editor de imagem gratuito, fazer upload da imagem, editá-la, exportar a imagem, fazer upload para seu site e fazer tudo de novo para cada imagem que você deseja compartilhar. Resumindo, economiza muito tempo.

A abordagem minimalista do Wix Photo Studio faz esse processo ser extremamente útil para usuários de todos os níveis, desde iniciantes com aptidão zero para edição de foto e que estão procurando melhorar suas imagens, até os fotógrafos profissionais que necessitam daquele ajuste de última hora. Além de todas as ferramentas básicas tais como recortar, efeito espelho, brilho, saturação e nitidez, esse gratuito editor de imagem online oferece uma longa lista de filtros que melhoram qualquer imagem com apenas um clique. E o melhor de tudo, qualquer edição será salva como uma nova imagem, garantindo dessa forma que suas imagens originais estarão sempre seguras.

Além disso, o Wix Photo Studio usa detecção facial para acionar um recurso de recorte que permite alterar facilmente o fundo de qualquer retrato. Você pode usá-lo nas páginas da sua equipe, para melhorar a foto da sua página “sobre” ou para dar um retoque na foto de produto que será mostrada na sua loja virtual.

Pontos positivos: Filtros criados profissionalmente, não há necessidade de downloads, interface direta

Pontos negativos: Exclusivo para usuários Wix – mas por que você não seria um usuário Wix?

Plataformas: Web

Versão paga: Não

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

Shopping Basket