Personal Branding: Como estabelecer e promover sua marca pessoal

personal-branding
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Olhe ao seu redor, aposto que você consegue ver pelo menos cinco marcas a menos de um metro de distância dos seus olhos. As marcas estão por todo lado, do que vestimos ao que comemos, passando por cada pedacinho de conteúdo que absorvemos durante o dia, tanto inconscientemente como conscientemente. As melhores marcas fazem sua promoção de forma que você sempre se lembre delas, desde um design de logo inteligente até uma frase cativante ou até mesmo um tom específico de azul (sim, estamos falando sobre o Facebook).

Diferente das empresas e organizações ou celebridades e influenciadores, as marcas não precisam ser famosas. Você também é uma marca, mesmo sem querer. Por isso, você precisa assumir o controle do seu personal branding, para evitar que outras pessoas o façam sem você sequer perceber. Basta um amigo te marcar em uma foto pouco profissional nas redes sociais ou alguém descrever o que você em tempo integral, enquanto você fica sentado e deixa as pessoas fazerem uma grande confusão na sua vida. Portanto, não deixe isso acontecer. Assuma você mesmo o seu branding pessoal e notará como se sentirá mais empoderado.

Esteja você se candidatando a um emprego ou mesmo tentando estabelecer seu nome como profissional freelancer, seu branding pessoal importa e muito. É assim que você pode usufruir de todos os seus recursos para alcançar o que deseja. A seguir mostramos como descobrir e alcançar suas motivações e objetivos.

O que é personal branding?

O personal branding pessoal é praticamente um sinônimo da sua reputação. É a imagem da sua vida, que você transmite às pessoas ao seu redor, e o impacto que isso tem tanto na sua carreira como fora dela.

Não importa em que ponto você se encontra na escala profissional – estudante, candidato a um emprego, funcionário, dono de empresa ou profissional freelancer – o personal branding é crucial. Incluindo suas capacidades, qualificações de trabalho, personalidade e tudo mais que faz você ser você mesmo. Sim, é importante como você se veste e fala, mas no mundo de hoje em dia é igualmente importante prestar muita atenção na forma como você aparece na internet.

Desde conhecer seus pontos fortes e descobrir seu foco até criar um site e manter ativas suas redes sociais, mostraremos como estabelecer-se profissionalmente em todo tipo de carreira.

Benefícios do personal branding

Enxergando-se como uma marca pessoal, você pode construir uma história completa em torno da sua identidade, de forma a não ficar “vendendo” a você mesmo e aos seus serviços isoladamente. As pessoas te conhecerão por aquilo que você realmente é, e se interessarão pelo pacote completo. A melhor parte de tudo isso são os benefícios:

  • Seja “gente como a gente”. Em outras palavras, passe a ser mais “humano” e menos “comercial” ao revelar mais sobre você.
  • Estabeleça uma identidade. O branding pessoal vai garantir que as pessoas saibam para quê te procurar e que podem contar com você para assuntos específicos.
  • Consiga mais oportunidades. Com uma marca forte, provavelmente você vai ficar mais exposto a entrevistas, ofertas de emprego, promoções, contatos, clientes, eventos e mais.
  • Destaque-se. Uma marca permite mostrar as características que te diferenciam dos demais profissionais de sua área de especialização.

Como criar uma marca pessoal:

01. Reúna todas as informações

A. Conheça-se melhor

Há algumas formas diferentes para você avaliar sua própria imagem, tanto pelo seu interior como pela modo que o mundo te percebe:

  • Conheça seus pontos fortes: Descubra no que você é realmente bom, para tornar-se uma liderança efetiva, se comunicar melhor e alcançar seu empoderamento pessoal. Para isso você pode perguntar a 10 pessoas que te conhecem muito bem, de diferentes lados da sua vida, quais são seus três principais pontos fortes. Em seguida, identifique as respostas mais comuns. Você também pode fazer testes de personalidade como o famoso Myers-Briggs Type Indicator ou o VIA Character Strengths Assessment gratuito.
  • Dê a atenção a paixões e interesses: Todas as atividades gratificantes da sua vida são tão importantes quanto os seus pontos fortes. Afinal, quando você faz alguma coisa com o coração, é mais provável que o faça com toda a motivação e energia. As outras pessoas, sem sombra de dúvida, percebem isso.
  • Estabeleça seus valores: Seus valores são tudo aquilo em que você acredita e defende, acima de qualquer outra coisa. Estas são as coisas das quais você não abre mão, pois são o mais importante para seu estilo de vida. Quando seus valores são positivos, as pessoas se sentem mais conectadas com você.
  • Encontre sua inspiração: Há alguma pessoa pela qual você sente admiração? Pense no que pode fazer para sua marca igualar-se à dessa pessoa. Isso não significa que deve copiá-la, mas seguir seus conselhos. O que a fez ter sucesso? Por que quer aprender com ela? O que é possível aprender com ela? Responda a estas questões de forma honesta e autêntica, levando em consideração a pessoa que você é.

B. Liste as suas experiências de trabalho e de educação

Registre todas as experiências de vida relevantes para sua carreira profissional e seus interesses, desde a sua educação escolar, cursos e treinamentos, até trabalho e passa-tempos. É tudo isso que faz você ser uma pessoa especial.

Além disso, o processo de criação dessa lista ajuda a focar no que falar com as pessoas relevantes de diferentes grupos (trabalho, clientes, etc), além de também servir para atualizar seu currículo, redes sociais, site e outros projetos de conteúdo. Também vai servir como comprovação das suas capacidades e dos seus pontos fortes como mencionamos acima.

C. Coloque o foco no seu objetivo

O que você espera alcançar em um ano? E em cinco anos? E em 10 anos? Ter em mente um foco realista ajuda a estabelecer uma visão clara para a sua marca, que não apenas você compreenderá, mas também todo mundo que está em contato com você. Dessa forma, quando você ou outras pessoas falarem sobre você, o que será mencionado é esta visão – e as pessoas vão se lembrar de você por causa disso.

Se não está seguro de qual é a sua visão, use suas experiências, suas paixões e seus pontos fortes para chegar a alguma conclusão. Também é possível fazer um teste como o IKIGAI.

IKIGAI é um conceito Japonês para encontrar seu propósito ou sua “razão de ser”. Preencha “o que você ama”, “o que o mundo precisa”, “pelo que você pode ser pago” e “em que você é bom”. Em seguida, junte tudo e descubra o seu propósito.

Conheça o conceito japonês "ikigai"

D. Conheça seu público-alvo

Primeiramente, as coisas mais importantes: defina seu público-alvo, que devem ser aquelas pessoas que oferecem oportunidades na sua área de especialização. Seja realista na hora de identificar as pessoas a serem alcançadas (não adianta querer falar com o CEO de uma empresa multinacional, se você está apenas começando). Além disso, deve haver uma quantidade suficiente de pessoas que necessitam do tipo de trabalho que você oferece, para que possa tirar seu sustento tendo essas pessoas como clientes.

Tendo uma ideia de quem é seu público-alvo, chega a hora de entrar em contato. Encontre uma forma de falar com eles e de começar um relacionamento profissional. Planeje antecipadamente o que você vai querer transmitir quando conseguir atrair sua atenção. É preciso saber explicar exatamente como as suas capacidades podem ser benéficas para eles. Este é finalmente o momento de começar a agir para alcançar sua visão, por isso certifique-se de fazer isso com profissionalismo, confiança e de forma carismática.

E. Desenvolva sua história

De posse das informações acima – pontos fortes, paixões, interesses, foco e público-alvo – é possível construir sua própria história. É importante que seja algo que você consiga lembrar e compartilhar inúmeras vezes, de conversas informais ao conteúdo no seu site. No final, isso vai ditar o tom da sua marca pessoal.

02. Tome atitudes

A. Apresente-se de forma profissional

Para estabelecer seu nome como referência em determinada área, tudo gira em torno de tomar atitudes que refletem o que se fala. Em outras palavras, a sua postura, a forma como você fala e como se veste são fatores cruciais, que influenciam a maneira como as outras pessoas te veem. Certifique-se de parecer profissional, amigável e equilibrado, através em todos os aspectos da sua vida, tanto pessoalmente como através da internet.

Uma forma de verificar a sua imagem na internet é procurar por você mesmo no Google. De fato, é recomendado buscar seu nome para ter certeza de que a forma como é mostrado reflete a imagem através da qual você quer ser visto e conhecido. De acordo com as pesquisa, 70% dos recrutadores já dispensaram candidatos com base nas informações encontradas online. Por isso, preste muita atenção a esse fato. Dê uma pesquisada nas suas informações online e exclua fotos, vídeos, artigos e quaisquer tipos de conteúdo que possam ter um impacto negativo no seu personal branding. Você pode fazer isso manualmente nas suas redes sociais, ou usar um software como BrandYourself para limpar as informações indesejadas dos resultados de busca.

De uma forma geral, lembre de que você pode encontrar qualquer tipo de pessoa a qualquer momento. Por isso, você deve parecer sempre uma pessoa apresentável e respeitosa.

B. Construa sua credibilidade

Estabelecer-se profissionalmente através de credibilidade é algo que requer atenção e trabalho constantes. Você precisa estar sempre ativo nos seus círculos de relacionamentos pessoais e profissionais, tanto cara-a-cara quanto na internet. Veja a seguir sugestões de algumas formas de conseguir que as pessoas prestem atenção em você:

  • Faça seu network em eventos e organizações na sua cidade e na internet.
  • Treine e oriente profissionais menos experientes no mercado.
  • Procure um mentor para você mesmo que possa te orientar.
  • Seja voluntário para participar em eventos relevantes como palestrante convidado.
  • Trabalhe em projetos colaborativos com outras pessoas da sua área de especialização.
  • Hospede seus próprios eventos profissionais (happy hour, sessões de perguntas & respostas, séries de palestras, etc.)
  • Associe-se e participe ativamente de organizações e comunidades.

Quando for escolher no que focar, escolha atividades pelas quais você é apaixonado. Além de você curtir todo o processo, os demais facilmente perceberão sua autenticidade.

03. Apresente sua marca pessoal

A. Crie um site de currículo

Um currículo em papel certamente é uma poderosa folha de papel, cuja função é descrever sua personalidade profissional, experiências, capacidades e realizações. A versão online, no entanto, faz tudo isso e vai além. Criando um site de currículo online você pode adicionar muitos recursos que não poderia fazer no documento de papel. Além disso, você pode personalizar seu site de currículo da forma como mais gostar e manter tudo organizado em um só lugar.

Se você quer elevar seu site a outro patamar, pode criar um blog e adicionar regularmente conteúdo relevante e interessante – vai dar uma importante fortalecida no seu SEO. E se você está querendo conseguir a cobertura da imprensa também pode adicionar um kit de imprensa ao seu site. Não importa o que faça, só tenha em mente que no mundo digital impressionar é mais do que um objetivo, é praticamente uma exigência.

B. Esteja sempre ativo nas redes sociais

As redes sociais são um local importante para fazer a sua promoção e para ampliar seu esforço de construir uma marca pessoas. Essa também é uma estratégia promocional recomendada para direcionar tráfego para seu site. Há muitos locais onde você pode estar presente: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Medium, Pinterest e outros.

No entanto, não é necessário estar ativo em todas elas. Como você é uma pessoa só, isso pode se tornar confuso e acabar sendo ineficaz. Comece pelas redes mais populares e relevantes e depois, se tiver tempo, você pode trabalhar com outras redes que sirvam melhor aos seus propósitos e ao seu nicho (plataformas focadas em vídeo, design, etc.)

De uma forma geral, as redes a seguir são as recomendadas para você focar seus esforços:

  • LinkedIn é sugerido para qualquer marca pessoal, pois essencialmente é um currículo sem limite de páginas. Você também pode se conectar com outros profissionais e empresas, fazer networking em grupos e individualmente, e também compartilhar atualizações.
  • Facebook é sem dúvida a mais popular das redes sociais. É uma plataforma repleta de oportunidades, desde criar uma página comercial no Facebook até promover campanhas, desde participar de a grupos até uma lista infinita de outras coisas. É como se fosse um volume antigo das Página Amarelas, com um montão de novos recursos. Pense nisso: Quando você quer saber mais informações sobre uma pessoa (qual é a sua aparência, o que faz, quem são seus amigos, etc.) onde você vai procurar? Provavelmente no Facebook.
  • Instagram é uma rede social em constante crescimento, que funciona como um ponto central da geração millenial, onde você deve focar nos aspectos visuais da sua marca, como imagens e vídeos. Existe também a Instagram Bio que descreve a sua marca em palavras, incluindo a opção de um link para seu site. O Stories do Instagram te permite atualizar seus seguidores sobre a sua vida. E os posts do Instagram são um excelente local para compartilhar conteúdo permanente em seu perfil e seu feed. Inclua nos seus posts hashtags populares do Instagram para alcançar mais seguidores e conseguir um maior engajamento com o seu conteúdo.
  • Outras redes sociais que você pode levar em consideração são o YouTube (para vídeos), Medium (para artigos), Twitter (para conteúdo de formato curto) e Pinterest (para ideias criativas e design). Quanto ao uso destas redes em prol de seu personal branding, tudo depende das especificidades do seu nicho. Em outras palavras, nem sempre vale a pena estar presente em todas plataformas.

C. Crie um logo

O logo é a representação visual da sua marca. Exatamente como o seu rosto, o logo é um símbolo que todo mundo vai associar a você e ao seu trabalho. Ele pode ser colocado em todos os lugares, do seu site às suas redes sociais, passando por cartões de visita, currículo e muito mais.

D. Tenha um endereço de email personalizado com a sua marca

Infelizmente, estudos indicam que um endereço de email que não transmite profissionalismo é um grande problema para 35% dos empregadores. Quando for se comunicar com clientes, potenciais empregadores, mentores e pessoas a quem orienta, além de outras pessoas na sua vida profissional, o ideal é sempre passar a melhor impressão possível. Para que isso aconteça um endereço de email personalizado é imprescindível.

Você pode facilmente criar um endereço de email personalizado. Basta colocar o domínio do seu site como seu email, por exemplo, [email protected] em vez de algo mais genérico ou menos profissional como [email protected] Pode confiar, essa pequena alteração vai fazer maravilhas pela sua reputação.

Personal Branding: Como estabelecer e promover sua marca pessoal

Conclusão: a essência do personal branding

  1. Tome uma atitude. Se você não tiver o controle do seu personal branding, outras pessoas acabarão moldando sua imagem por você.
  2. Descubra qual o seu propósito analisando pontos fortes, valores, experiências e público-alvo.
  3. Faça desse propósito uma história memorável, a ser compartilhada onde for possível: redes sociais, seu site, em conversas, etc.
  4. Preste atenção à forma como você se apresenta em todas os momentos da sua vida, tanto cara-a-cara como através da internet.
  5. Construa sua credibilidade associando-se a comunidades e organizações que estejam alinhadas com seu foco ou objetivo.
  6. Crie seus recursos profissionais: site de currículo, logo, endereço comercial e contas da sua marca nas redes sociais.
  7. Seja sempre autêntico e verdadeiro.

Precisa de um site para atrair novos clientes? Fale conosco!

Compartilhe esse post com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Gostaria de Impulsionar seu Negócio?

Crie hoje mesmo seu site ou loja virtual e coloque sua empresa no próximo patamar.

Shopping Basket